PEITA ITÁLIA

PEITA TIMES ITALIANOS

Bem vindo ao relicário dos maiores clubes Italianos de todos os tempos.

Campeonato Italiano é, sem dúvida, a distância que mantém a Juventus dos seus mais próximos concorrentes.

A equipe gaba-se de acumular 35 campeonatos, contra os simplórios 18 do Milan e da Internazionale, em um dos confrontos mais desiguais entre as grandes potências do futebol mundial.

Juntam-se a estes, como os principais campeões do “Calcio”, a Genoa (9), Pro Vercelli, Bologna e Torino (7), Roma (3), Lazio (3), Napoli e Fiorentina (2).

Aqui, sem dúvida, chama a atenção o fato de que potências futebolísticas como o Napoli e a Roma sejam meros coadjuvantes dentro da disputa, enquanto o – para muitos – desconhecido Pro Vercelli seja um dos mais tradicionais, com 7 títulos conquistados. O que prova que quando o assunto é futebol, nada, absolutamente nada nos pode surpreender.

Uma outra curiosidade acerca do Campeonato italiano, é o fato de que o ganhador torna-se campeão do “Scudetto”. Mas, de onde afinal vem tal denominação? É simples. Desde a temporada 1924/25 o campeão italiano recebe na camisa um “scudetto” (pequeno escudo), como uma espécie de brasão de armas que lhe confere importância e distinção entre os competidores.

E é com esse pequeno escudo que o dono do título deverá disputar o campeonato seguinte, até que tenha que passá-lo para outro, ou então acumulá-lo quase infinitamente, como consegue a Juventus – sem dúvida um dos maiores fenômenos do futebol mundial.

Mas a equipe também terá direito a incorporar uma estrela a cada 10 títulos conquistados, o que faz com que apenas Juventus, Milan e Internazionale de Milão as possuam, tornando-se quase como entidades à parte no futebol italiano desde a sua fundação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *